Cinco erros das empresas familiares

Dentre as pequenas e médias empresas do setor agropecuário, muitas delas são comandadas por empreendedores e seus familiares. E, apesar de toda a dedicação e esforço, muitas dessas empresas de pequeno porte fecham as portas nos primeiros cinco anos.

Segundo o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, no início as empresas possuem um foco definido, mas depois de alguns meses passam a atuar em áreas que não têm absolutamente nada a ver com o negócio original. Isso acaba dividindo a atenção e prejudicando a melhoria do principal serviço ou produto da empresa.

Veja abaixo cinco erros comuns, apontados pelo consultor, que se conhecidos e evitados pelo empreendedor podem diminuir as chances da empresa fechar.

1. Falta de planejamento
A falha mais comum é o excesso de improviso gerado pela falta de um planejamento básico. Muitos empreendedores confiam demais em sua intuição e atuam na base da tentativa e erro olhando apenas o curto prazo.

2. Privilegiar parentes
Empregar parentes é absolutamente normal e, muitas vezes, necessário por uma questão de confiança e diminuição de custos. O problema começa quando não há controle de horários ou cobrança por resultados. Isso causa perda de autoridade e dá mau exemplo para os demais funcionários.

3. Misturar finanças
Para evitar um total descontrole de gastos, não se deve misturar as finanças particulares com as despesas do dia a dia da empresa. É fundamental ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.

4. Não ter experiência
Ao iniciar um negócio é preciso estudar muito bem os mercados que pretendem atuar. É comum empresários falidos dizerem que jamais entrariam no ramo se soubessem como funcionava ou que teriam agido de maneira diferente se analisassem melhor o negócio.

5. Mau atendimento
Pequenas empresas deveriam dar enorme importância à satisfação de seus clientes e isso muitas vezes não acontece com a desculpa de que um serviço de primeira custa caro. Na verdade, o maior custo vem do mau atendimento que acaba afastando os consumidores e prejudicando o desenvolvimento de qualquer negócio.

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