Como a internet pode ajudar produtores rurais na administração de seu agronegócio

Que o agronegócio é muito importante para a economia brasileira isso ninguém tem dúvidas. Em 2017, o setor representou cerca de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e metade das exportações.

A boa notícia é que, ao considerar o ambiente digital no qual vivemos atualmente, o setor pode e deve crescer muito ainda, especialmente se souber utilizar meios como a internet e o marketing online para a gestão dos negócios.

Segundo pesquisa do SEBRAE, realizada em 2017 com 4.467 produtores rurais de todos os estados brasileiros, praticamente todos os produtores hoje possuem um aparelho celular com acesso à internet ou mesmo um computador. Ou seja, o ambiente digital já faz parte do seu dia a dia, porém nem todos exploram como deveriam as ferramentas existentes.

Marketing e comunicação online no agronegócio

Desde a criação de um bom site ou página nas redes sociais para a divulgação do negócio, até mesmo a adoção de uma ferramenta digital para auxiliar no gerenciamento das atividades. O alcance de público e as possibilidades de novos negócios são infinitamente maiores quando realizados além do espaço físico, mas especialmente no ambiente online.

Mesmo para compartilhamento de informações e atualização sobre o que há de mais novo no mercado, fazer parte deste ambiente se tornou uma necessidade.

Economia de tempo e dinheiro

O mesmo estudo do SEBRAE revelou que mais de 70% dos produtores rurais utilizam a internet atualmente para, entre outras atividades, pesquisar preços e fornecedores. Mais de 50% dos entrevistados disseram utilizar para compra de insumos ou mercadorias. Ou seja, aquilo já faz parte de sua rotina pode ser melhor explorado, garantindo mais eficiência e produtividade, além de economia de tempo.

Da mesma forma que existem ferramentas para fazer o controle de receitas, despesas, custos e estoque do negócio rural, também já existe no mercado plataforma online para cotação de preços e compra de peças agrícolas, como a Pangea Parts, que permite ao produtor e dono do negócio acessar uma ampla rede de fornecedores e encontrar uma grande variedade de preços. O resultado é mais tempo para outras atividades, melhor atendimento aos clientes e, consequentemente, o aumento do faturamento.

Ou seja, economia de tempo e dinheiro no gerenciamento dos negócios parece algo utópico, mas sim, é possível com as facilidades e inovações existentes no mundo digital.

Quer saber mais sobre mercado de peças agrícolas? Acompanhe o blog PangeaParts e nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram.

Deixe um Comentário